A Natação Infantil vai muito além do que os aspectos motores ou da saúde, quando iniciado na
fase infantil a natação auxilia no desenvolvimento progressivo nas áreas cognitivas, social
e início da formação da personalidade da criança.
Na Natação Infantil os estímulos são trabalhados de acordo com cada idade, fase de desenvolvimento
motor e nível pedagógico de cada criança.
Cada fase é caracterizada por uma cor de touca e desenvolvida através de planejamentos
específicos e avalições periódicas onde fica registrado a evolução do aluno em cada etapa
do ensino.
Começando pela fase de Adaptação onde se permite ao aluno ter a consciência de espaço,
ambientação e adaptação ao meio liquido, socialização, controle da respiração, sustentação
na barra, equilíbrio, mergulho e imersões, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros,
deslocamentos, movimentação alternada de pernas e braços, saltos e cambalhotas.
Passando em seguida pela fase de início da caracterização dos nados crawl, costas e peito,
complementada com atividades de sobrevivência aquática.
As próximas fases são de aperfeiçoamento dos quatro nados (crawl, peito, costas e borboleta)
e de aquisição de novos conceitos e habilidades aquáticas, saídas e viradas.
Seguindo os treinos, chegamos a fase de condicionamento aquático, aprimoramento das técnicas
dos nados, condicionamento aeróbico e muscular, socialização e integração.
A natação proporciona aprendizagens diversas. Quando praticada na infância,
a natação traz um desenvolvimento progressivo nas áreas cognitiva, motora e social
da criança.